Acolhimento Centro De Convivência E Fortalecimento De Vínculos – Baixo Guandu (ES)
A Unidade de Acolhimento (UA) Centro De Convivência E Fortalecimento De Vínculos – Baixo Guandu (ES) é um equipamento da rede socioassistencial pública e privada que buscam assegurar a proteção integral a indivíduos ou famílias.
As Unidades de Acolhimento oferecem Serviços de Acolhimento e podem funcionar na forma de Acolhimento Institucional, em Abrigo, Casa-Lar, Casa de Passagem ou Residência Inclusiva.
Há ainda as formas de República e de Família Acolhedora, que funcionam em residências na comunidade.
As UA funcionam 24 horas, 7 dias por semana, e são voltadas para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, de ambos os sexos, que apresentem acentuada vulnerabilidade social e/ou familiar e precisam de acompanhamento terapêutico e proteção temporária.
As Unidade de Acolhimento (UA) são serviços residenciais de caráter transitório (com um tempo de permanência determinado) que, articulados aos outros pontos de atendimento da RAPS, tem como objetivo oferecer acolhimento e cuidados contínuos de saúde.
As Unidades de Acolhimento são divididas em:
I – Unidade de Acolhimento Adulto (UAA): destinada às pessoas maiores de 18 (dezoito) anos, de ambos os sexos;
II – Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI): destinada às crianças e aos adolescentes, entre 10 (dez) e 18 (dezoito) anos incompletos, de ambos os sexos.
As UA contam com equipe qualificada e funcionam exatamente como uma casa, onde o usuário será acolhido e abrigado, enquanto seu tratamento e projeto de vida acontecem nos diversos pontos da RAPS.
Quem pode usar o serviço?
Nas Unidades de Acolhimento, podem ser atendidas (em unidades distintas conforme o público): crianças e adolescentes; jovens de 18 a 21 anos; pessoas idosas; adultos com deficiência; pessoas em situação de rua; migrantes; mulheres em situação de violência doméstica e familiar; e adultos e famílias atingidos por calamidades públicas e emergências.
Tenho que pagar pelo atendimento na Unidade de Acolhimento?
Este serviço é gratuito para todas as pessoas. Assistência Social é um direito de toda a população brasileira e não é necessário fazer qualquer tipo de pagamento.
Como usar o serviço de Assistência Acolhimento?
Para crianças e adolescentes, estas são acolhidas após aplicação de medida protetiva pelo Poder Judiciário.
Em outras situações, podem ser acessados por demanda espontânea ou ainda pelo Sistema de Justiça.
Na dúvida, procure o órgão gestor da Assistência Social do seu município para receber mais informações sobre o equipamento.
Como funciona a Unidade de Acolhimento Centro De Convivência E Fortalecimento De Vínculos – Baixo Guandu (ES)?
A Unidade de Acolhimento funcionam como moradia provisória até que a pessoa acolhida possa retornar à família de origem ou, quando for o caso, encaminhada para família substituta ou, ainda, até que tenha condições de se manter por conta própria.
O atendimento prestado deve ser personalizado e em pequenos grupos e favorecer o convívio familiar e comunitário.
Deve funcionar em unidade inserida na comunidade com características residenciais, ambiente acolhedor e estrutura física e de recursos humanos adequados, visando o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar.
Conforme orientação do Ministério da Cidadania, as unidades de acolhimento devem respeitar:
➢ A privacidade das pessoas acolhidas;
➢ Os costumes e as tradições das pessoas acolhidas;
➢ O ciclo de vida (fase da vida) em que a pessoa se encontra;
➢ A religião das pessoas acolhidas;
➢ O gênero e a orientação sexual das pessoas acolhidas;
➢ A raça e a etnia das pessoas acolhidas.
ENDEREÇO ACOLHIMENTO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – BAIXO GUANDU 🏟️
- Avenida Beira Rio, 19 – Vila Kennedy – ES – CEP: 29730-000
TELEFONE ACOLHIMENTO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS 📞
- Não informado / unidade não possui telefone